• Mauro Neto - whatsapp 15 9.9189-4534 -

A umidade em paredes internas ( o mito da impermeabilização 3? )

Nos posts anteriores falamos sobre como NÃO se deve aplicar resinas impermeabilizantes em pedras naturais, principalmente na pedra mineira usada em deck de piscina.


Neste, apresentamos uma solução para conter aquela umidade chata que fica na parede interna, seja do quarto, sala ou qualquer ambiente.


Essa umidade pode ser proveniente de aterros que ficam atrás da parede, calhas com vazamentos e até vinda do solo.


Essa umidade deixa a parede escura, solta a tinta e pode até deixar o ambiente com cheiro de mofo.


O primeiro passo é fazer uma limpeza completa no local. Se a tinta não soltou, é muito conveniente lavar com agua sanitária para eliminar os fungos e bactérias.


Caso a tinta tenha soltado, é necessário fazer uma raspagem para deixar a parede no reboco.



A foto ao lado é de um caso real. Foi feito a limpeza total e aplicado um composto de Bianco e cimento, pintando de forma bem grosseira o local.

Bianco é uma resina sintética fabricada pela Vedacit. Quando aplicada, ela ajuda na aderência da argamassa e outros substratos, evitando a retração e ajudando na retenção da umidade. Note que isso foi feito diretamente na parede!


Porém, a solução definitiva para não haver mais problemas com a umidade é a aplicação de Pedras naturais.

Qualquer modelo pode ser usado, dos mais rústicos aos mais lisos.


No local abaixo, foi usado o Quartzito Luminária misto, serrado em placas de 27x57 cm e espessura fina, de 1,0 a 1,5 cm. Uma Pedra Mineira.


Esse exemplo é legal pois após a finalização deste assentamento, foi aplicado o Silicone Acquella, também da Vedacit. Neste caso, ele ajuda a reter umidade vinda da parede e altera minimamente a cor natural da pedra.






Nas fotos abaixo, foi usado a Pedra Madeira. Na foto da esquerda, a Madeira Rosada, na da direita, a Amarelada. Nestes dois exemplos não foi aplicado nenhum tipo de produto, apenas a pedra natural.














Nesta sala de jantar, foi usado a Pedra Mineira em cacos irregulares na cor branca.


Este Quartzito é muito comum usar em pisos de decks de piscinas.


Também natural, sem a aplicação de resinas, silicones, etc.











Já nesta sala de TV, foi usado o Quartzito Goiás Verde, também em cacos irregulares.


Neste caso também não foi aplicado o Silicone Acquella e nenhum outro tipo de produto, ficando apenas a pedra natural e resolvendo definitivamente o problema da umidade.


Note que foram 4 casos sem nenhum tipo de produto aplicado e apenas 1 que ainda foi opcional a aplicação, especificamente do Silicone Acquella.






É interessante observar que em casos muito específicos, no que se diz respeito a paredes com umidade, o uso de um silicone impermeabilizante sobre a pedra pode até ser feito. Apenas silicone, NUNCA resina acrílica. O silicone não será a solução, apenas ajudará a manter a parede seca. Coisa que dependendo do lugar, a pedra fará de forma natural sem a necessidade de aplicação.


Compreendeu?


De novo: Na parede com problema de umidade, em alguns casos (raros, bem raros) até pode usar um produto para "garantir", mas na maioria dos casos, somente a pedra resolve.


Recebemos muitas indagações do tipo: "Passei uma resina na pedra da parede, alterou a cor e gostaria de remover, como faço?"


Neste caso o mais conveniente é procurar o SAC do fabricante da resina e solicitar a informação sobre removedores da mesma marca.


Se não houver, infelizmente a pedra ficará mais escura mesmo. Principalmente em área interna. Na área externa a ação das intempéries do tempo desgastam a resina, mas deixa a pedra com aspecto velho e bem feio.


Por isso sempre dizemos: Não precisa passar nada na sua pedra! Ela já é bonita por natureza, forte e com características próprias que não necessitam de ajuda!


Se tiver mais duvidas, estamos sempre a disposição em nossos canais:

Whats 15 9.9189-4534

Telegram @PedrasPrudente

E-mail: vendas@pedrasprudente.com

E até naquele negocinho chamado telefone fixo, bem antigo! (15) 3251-1487 :)



Daqui a pouco, voltaremos com mais posts!


Você também pode nos enviar no e-mail blogdapedra@pedrasprudente.com sugestões sobre assuntos que deseja maiores informações. Agradecemos desde já sua mensagem!




#impermeabilização #pedrasdecorativas #umidade #umidadeparede #comoresolverumidade #impermeabilizar #pedras

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags