A umidade em paredes internas ( o mito da impermeabilização 3? )
- Mauro Neto - whatsapp 15 9.9189-4534 -
- 31 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Nos posts anteriores falamos sobre como NĆO se deve aplicar resinas impermeabilizantes em pedras naturais, principalmente na pedra mineira usada em deck de piscina.
Neste, apresentamos uma solução para conter aquela umidade chata que fica na parede interna, seja do quarto, sala ou qualquer ambiente.
Essa umidade pode ser proveniente de aterros que ficam atrƔs da parede, calhas com vazamentos e atƩ vinda do solo.

Essa umidade deixa a parede escura, solta a tinta e pode atƩ deixar o ambiente com cheiro de mofo.
O primeiro passo é fazer uma limpeza completa no local. Se a tinta não soltou, é muito conveniente lavar com agua sanitÔria para eliminar os fungos e bactérias.
Caso a tinta tenha soltado, Ʃ necessƔrio fazer uma raspagem para deixar a parede no reboco.

A foto ao lado Ć© de um caso real. Foi feito a limpeza total e aplicado um composto de Bianco e cimento, pintando de forma bem grosseira o local.

Bianco é uma resina sintética fabricada pela Vedacit. Quando aplicada, ela ajuda na aderência da argamassa e outros substratos, evitando a retração e ajudando na retenção da umidade. Note que isso foi feito diretamente na parede!
Porém, a solução definitiva para não haver mais problemas com a umidade é a aplicação de Pedras naturais.
Qualquer modelo pode ser usado, dos mais rĆŗsticos aos mais lisos.
No local abaixo, foi usado o Quartzito LuminƔria misto, serrado em placas de 27x57 cm e espessura fina, de 1,0 a 1,5 cm. Uma Pedra Mineira.
Esse exemplo é legal pois após a finalização deste assentamento, foi aplicado o Silicone Acquella, também da Vedacit. Neste caso, ele ajuda a reter umidade vinda da parede e altera minimamente a cor natural da pedra.


Nas fotos abaixo, foi usado a Pedra Madeira. Na foto da esquerda, a Madeira Rosada, na da direita, a Amarelada. Nestes dois exemplos não foi aplicado nenhum tipo de produto, apenas a pedra natural.



Nesta sala de jantar, foi usado a Pedra Mineira em cacos irregulares na cor branca.
Este Quartzito Ć© muito comum usar em pisos de decks de piscinas.
Também natural, sem a aplicação de resinas, silicones, etc.

JƔ nesta sala de TV, foi usado o Quartzito GoiƔs Verde, tambƩm em cacos irregulares.
Neste caso também não foi aplicado o Silicone Acquella e nenhum outro tipo de produto, ficando apenas a pedra natural e resolvendo definitivamente o problema da umidade.
Note que foram 4 casos sem nenhum tipo de produto aplicado e apenas 1 que ainda foi opcional a aplicação, especificamente do Silicone Acquella.
Ć interessante observar que em casos muito especĆficos, no que se diz respeito a paredes com umidade, o uso de um silicone impermeabilizante sobre a pedra pode atĆ© ser feito. Apenas silicone, NUNCA resina acrĆlica. O silicone nĆ£o serĆ” a solução, apenas ajudarĆ” a manter a parede seca. Coisa que dependendo do lugar, a pedra farĆ” de forma natural sem a necessidade de aplicação.
Compreendeu?
De novo: Na parede com problema de umidade, em alguns casos (raros, bem raros) atƩ pode usar um produto para "garantir", mas na maioria dos casos, somente a pedra resolve.
Recebemos muitas indagaƧƵes do tipo: "Passei uma resina na pedra da parede, alterou a cor e gostaria de remover, como faƧo?"
Neste caso o mais conveniente é procurar o SAC do fabricante da resina e solicitar a informação sobre removedores da mesma marca.
Se não houver, infelizmente a pedra ficarÔ mais escura mesmo. Principalmente em Ôrea interna. Na Ôrea externa a ação das intempéries do tempo desgastam a resina, mas deixa a pedra com aspecto velho e bem feio.
Por isso sempre dizemos: NĆ£o precisa passar nada na sua pedra! Ela jĆ” Ć© bonita por natureza, forte e com caracterĆsticas próprias que nĆ£o necessitam de ajuda!
Se tiver mais duvidas, estamos sempre a disposição em nossos canais:
Whats 15 9.9189-4534
Telegram @PedrasPrudente
E-mail: vendas@pedrasprudente.com
E atƩ naquele negocinho chamado telefone fixo, bem antigo! (15) 3251-1487 :)
Daqui a pouco, voltaremos com mais posts!
Você também pode nos enviar no e-mail blogdapedra@pedrasprudente.com sugestões sobre assuntos que deseja maiores informações. Agradecemos desde jÔ sua mensagem!