• Mauro Neto @pedras_prudente -

O mito da impermeabilização (2)

Temos recebido muitas consultas a respeito de aplicação de resinas em pedras naturais.


Atualmente existem diversos tipos de impermeabilizantes no mercado.


Os chamados hidrofugantes, ou oleofugante, ou mesmo as resinas acrílicas são produtos que podem ajudar ou estragar sua pedra.


Tudo depende de qual pedra será usada. Se está em área externa ou interna, piscinas, etc.


Vamos falar aqui especificamente no caso do Quartzito, mais conhecida como Pedra Mineira, Pedra Goiás, Luminária, São Tomé.


O hidrofugante geralmente é um produto a base de solvente que quando aplicado tampa os poros das pedras. Isto em 100% dos casos de aplicação em Quartzitos, altera consideravelmente a característica, mudando textura de antiderrapante para escorregadia e alterando as cores, escurecendo irreversivelmente.


É importante observar que impermeabilizante é um pouco diferente de hidrofugante.


A resina impermeabilizante impede a penetração da agua na pedra, mas a deixa molhada. A ideia do hidrofugante é repelir a agua deixando a superfície seca.


Já a ideia o oleofugante é impermeabilizar a pedra para repelir óleo.


Todos esses produtos alteram as características dos Quartzitos.


NUNCA use resinas ou qualquer outro produto impermeabilizante em Quartzitos assentados em área externa, tipo calçadas, no quintal da casa e PRINCIPALMENTE em áreas de decks de piscinas.


Além de alterar a cor, na calçada da piscina por exemplo, vai deixar a pedra escorregadia e com absorção de calor muito acima no normal, tirando as principais funcionalidades da pedra.


Aí sempre vem a pergunta: Mas o que eu faço pra manter a pedra sempre limpa?


- É SÓ LAVAR DE VEZ EM QUANDO!!! A gente não toma banho todo dia pra ficar limpinho? Pois então. A limpeza não precisa ser diária, apenas quando necessitar. Isto vai depender da região, se tem incidência de muita poeira, terra ao lado, grama etc. Quando estiver sujo, é só lavar!


Muitos vendem a ideia de que, uma vez impermeabilizada, nunca mais vai sujar. Isto é a mesma coisa que afirmar que se você almoçar naquele restaurante caro, nunca mais sentirá fome! Ou se tomar banho num determinado local, nunca mais precisará lavar suas axilas! :)


A pedra vai sujar sim, Impermeabilizada ou não. E se estiver natural, por mais incrível que pareça, será mais fácil a limpeza.


A limpeza das pedras pode ser feita até com sabão em pó comum, detergente neutro em caso de sujeira oleosa, ou produtos Limpa Pedras facilmente encontrado em lojas de materiais de construção, ou lojas especializadas em pedras, como a nossa.


É importante entender também que, uma vez "impermeabilizada", a pedra fica com uma camada do produto que não poderá ser limpa com agentes externos comuns.


Se a pedra estiver suja, mas nunca tenha sido impermeabilizada, poderá ser limpa com maior facilidade e obtendo um resultado muito mais satisfatório.


Há casos de impermeabilizar pedras para conter umidade em paredes internas, mas esse é um assunto para o próximo post!


Se tiver mais dúvidas, entre em contato conosco:

vendas@pedrasprudente.com

(15) 9.9189-4534 - WhatsApp

@PedrasPrudente - Telegram



#impermeabilização #impermeabilizarpedras #pedras #pedramineira #piscina #limparpedras #limpeza #limpezadepedras #oleofugante #hidrofugante #resina #resinaacrilica #comolavarpedras

Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags